ESGOTAMENTO ESPIRITUAL  

(Isaías 42: 6-7) 

Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.

Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.

    Do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador até o nosso último momento na Terra devemos crescer na fé e no amor de Jesus Cristo como filhos queridos do Pai celestial. Devemos Ministrar o evangelho da salvação que liberta os cativos do pecado e que faz renascer o homem, pois somos luz no mundo. Para isso foi que Deus nos chamou.

    Deus tem nos chamado e nos desafiado a vivermos sempre em crescimento espiritual. Contudo, sabemos que isso nem sempre acontece. Nem sempre estamos crescendo; antes, estamos estagnados ou até mesmo retrocedendo.

    No entanto, Deus conhece a nossa estrutura, entende as nossas dificuldades e dúvidas. Ele nos entende porque Ele mesmo já passou por tudo o que nós estamos passando. Como está escrito em:

(Hebreus 4: 15)

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

 

     Em 874 a.C., levanta-se ao trono de Israel, Acabe, que foi o pior rei que o reino do Norte já teve. A bíblia diz em, (I Re 21: 25): ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.

     Mas, em resposta a isso, o Senhor levanta o maior profeta que o reino do Norte já viu; Elias, o tisbita, porque nasceu em Tisbi, uma cidade situada na Galileia Superior, de onde ele migrou para Gileade.

      A Palavra de Deus nos diz em: (I Reis 17: 1)

      Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

 Interessante lembrarmos que Acabe não somente foi tolerante com a idolatria, mas instituiu o culto a Baal, deus fenício controlador das chuvas, em Israel, e quando Elias fala esta palavra a Acabe, ele está confrontando diretamente o poderio de Baal.

     A história de Elias é uma das mais conhecidas da Bíblia. O famoso desafio de Elias aos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal no cume do monte Carmelo é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento.

        O desafio está narrado na seguinte passagem: 

       ( I Reis 18: 23, 24)

23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.

24  Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

       Então, desde a manhã até ao meio-dia, os profetas de Baal clamaram ao seu deus e não obtiveram resposta. Depois disso, Elias prepara o altar do Senhor, divide o bezerro em pedaços, derrama sobre o holocausto doze cântaros com água e clama ao Senhor que responde por fogo. O povo de Israel, vendo isso, se prosta e diz que só o Senhor é Deus! Após isso, o profeta institui a matança dos profetas de Baal.

        Descrito em: ( I Reis 19:1-2)

E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

       O homem de Deus ouve um outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude.

 ( I Reis 19: 3)      

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

      Elias foge. Por que? Porque está esgotado espiritualmente. Esta, portanto, é a primeira característica de alguém que está esgotado espiritualmente: fuga. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo.

      E o que fala a palavra de deus sobre isso: (II TIMÓTEO 1: 7)

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

     Deus não tirou você do mundo para que esteja retrocedendo; contudo, o Senhor tem nos chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar!

(Romanos 8: 31, 37)

31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

      Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covardes! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco!

 (I Reis 19: 4) O profeta ELIAS.

4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

     A segunda característica do esgotamento espiritual é: desejar a morte; não propriamente a morte física, mas a morte espiritual. Como? Alguém esgotado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida já se concluiu.

      Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer.  Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não penses que o seu chamado acabou, que a tua obra terminou. Porque Deus te diz que não! Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte. Saiba que grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo.

      A plenitude de nosso ministério que não realizamos será cobrada pelo Senhor.

   Como em: (Ezequiel 33: 7-9)

7  A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

8  Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.

9  Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.

     Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é!

     Não ache que pela sua idade avançada, seu chamado acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.

 ( I Reis 19:5)

 5 E deitou-se, e “dormiu” debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

     A terceira característica do esgotamento espiritual é: sono (dormir), não vigiar.

O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo.  O que significa dormir? Falta de vigilância.

 A palavra de Deus nos ensina: (I Pedro 5: 8)

 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

      Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos, não nos preocupamos com nossa  comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, quem é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias.

   (I Samuel 17: 45)

45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

      Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo, Davi ungido pelo Espírito Santo, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco!

     Profetize ao seu irmão(ã): Deus é contigo.

(I João 4:15)

15  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

      O que está em você é infinitamente maior do que satanás.

 

 EM RESPOSTA AO ESGOTAMENTO ESPIRITUAL DE ELIAS, O SENHOR LHE DÁ TRÊS ORDENS.

   

 PRIMEIRA ORDEM: ( I Reis 19: 5)

       “...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te...”                                                                     

 Assim como em: (Ezequiel 2:1)

1  E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

      Toda vez que lemos na Bíblia, o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós. Se não temos mais lido a Palavra, se não temos mais buscado ao Senhor como antes, se não temos mais nos dedicado à oração; o Espírito do Senhor ministra ao nosso espírito: levante-se e coloque-se na posição que Eu quero para poder te usar na minha obra.Profetize ao seu irmão(ã): Levanta-te! Deus quer te usar!    

 SEGUNDA ORDEM: (I Reis 19: 5)

        “...e come.”

            A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua lei. Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como conseqüência havia avivamento. Ao mesmo tempo em que nos afastamos dos mandamentos do Senhor, nos afastamos também de Deus. No entanto, quando nos voltamos para a Palavra, quando a Igreja de Jesus retorna à Bíblia, Deus manifesta-se no meio do seu povo.

      Como em: (João 17:17)

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

      O senhor Jesus é a personificação da Palavra do Deus. Definitivamente, Deus quer que voltemos à sua Palavra. Quanto tempo tem sido gasto com outras coisas que não a leitura da palavra de Deus.

  TERCEIRA ORDEM: (I Reis 19: 9 e 11a)

9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

    Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?”

    Caverna não é lugar de profeta, de atalaia, de filho de Deus! O Senhor lhe diz: “O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero lhe usar!” Saia da caverna do medo, dos problemas, da enfermidade. Deus te chama! “Elias, vem para fora!” Coloque o seu nome no lugar do de Elias.

       Se você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças! Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir. Quero ir à Igreja apenas como um religioso. Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus. Se você se encontra nesse estado, o Senhor Deus ministra ao teu espírito: Saia dessa caverna e vem para fora!