Deus Prepara o Pregador Jonas

(Jonas 1:1-17)
1 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
3 E Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.
5 Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.
6 E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
7 E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
8 Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
10 Então, os homens se encheram de grande temor e lhe disseram: Por que fizeste tu isso? Pois sabiam os homens que fugia de diante do SENHOR, porque ele lho tinha declarado.
11 Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.
12 Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
13 Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
14 Por isso clamaram ao Senhor, e disseram: Nós te rogamos, ó Senhor, que não pereçamos por causa da vida deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
15 Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
16 Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao SENHOR e fizeram votos.
17 Preparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. 
    Deus escolheu e deu incumbência a seu pregador. Deus disse ao seu pregador proclama a mensagem de  arrependimento à NÍNiVE.
    A cidade de Nínive era a capital do império assírio e, naquele tempo, seus exércitos ameaçavam Israel.
    Era uma nação cruel, detestada por suas práticas desumanas com seus prisioneiros.
    O fato de conhecer a crueldade dos assírios, fez com que Jonas tenha relutado, pois seu próprio povo já tinha sofrido muito nas mãos deles.
    E Jonas tentou fugir de Deus! O que muitos fazem quando discordam do chamado de Deus e tentam esconder-se por causa do ódio, do rancor, da mágoa, vergonha e outros sentimentos pessoais.
   Jonas fugiu por causa do ódio pessoal contra aqueles a quem tinha sido enviado.  Jonas estava cego de ódio!
   Ele sabia que, se o povo de Nínive ouvisse a mensagem e se arrependesse, Deus os perdoaria e pouparia da destruição.   Os sentimentos pessoais de Jonas estavam tentando interferir com o modo de Deus agir. Aparentemente, Jonas não entendia, mas aos olhos de Deus ele não era melhor - não era mais justo - do que aqueles a quem odiava.

 (Romanos 3:9-10)

9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto o judeus como os gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 Como está escrito: não há um justo, nem um sequer.
     Jonas está determinado a fugir da ordem de Deus, mas Deus está infinitamente mais determinado a fazê-lo obedecer.

   Ele poderia ter sido interrompido em qualquer ponto em sua viagem para Jope, mas Deus permitiu que ele comprasse a passagem e embarcasse no navio fenício que ia para Társis. E Deus prepara uma grande tempestade no mar, na verdade uma tormenta tão grande que os marinheiros ficam apavorados!

     O mestre do navio pede a Jonas para orar a Deus,mas ele não ora. Jonas na verdade estava trazendo maldição aquela tripulação, pois ele era a causa da grande tempestade. A cidade de Társis era o local mais longínquo de que se tinha conhecimento na época, durava cerca de um ano de viajem.

   Jonas foi descoberto na sua fuga e para por fim a tempestade foi necessário jogá-lo ao mar, e ele é tragado por um grande peixe.

   Deus impede Jonas de prosseguir

   (Jonas 2:1-10)
1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passaram por cima de mim.
4 Eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de agradecimento; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
10 Falou pois o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
    A primeira coisa que precisamos ver é que Deus preparou um grande peixe para engolir Jonas.
    Sua esperança de continuar vivendo era mínima.
    É no ventre do grande peixe que Jonas começa a recuperar a saúde espiritual.  E Jonas faz a única coisa que se pode fazer em um momento de tal angústia. Ele se entregou à oração. A  oração de Jonas foi ouvida. Ele podia ser um crente fraco e remitente, mas sua confiança está em Deus.
    É bom saber que Deus nos ouve através de Jesus e o Espírito Santo é nosso consolador; apesar de nossas fraquezas.
    (Jonas 3:1-2)
1 Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo:
2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.
   Jonas recebe sua ordem para marchar novamente. Você não fica contente em ver que nosso Deus sempre concede uma segunda chance.
   Deus não permitiu que Jonas pregasse aquilo que estava no seu coração - sem dúvida um sermão no qual ele pediria que Deus não tivesse misericórdia e que destruísse a todos. Uma mensagem rancorosa. Não, Deus lhe dá instruções explícitas para pregar exatamente a mensagem que ele quer.
   A ordem é a mesma da primeira vez. E nisso aprendemos que Deus não muda sua vontade só pelo fato de não gostarmos dela.

   (II TM 4:2)

2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina.
   Em nossa mente, podemos imaginar Jonas entrando na grande cidade, olhando temerosamente para os lados, esperando a qualquer momento ser reconhecido como judeu e atacado - somente seu medo excedia seu ódio por aquele povo. Após caminhar aproximadamente um terço da distância, percorrendo a grande cidade, ele tomou coragem e começou a clamar:
   (Jonas 3:4) "3 Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida."
   Você pode imaginar alguns dos comentários que uma mensagem como essa receberia em nosso país hoje? Que sermão sem graça!
É curto demais, não tem assunto nem estilo! Ouvi-lo é uma perda de tempo! No entanto, aqueles que fizessem esses comentários estariam deixando de reconhecer o aspecto sobrenatural da mensagem. Era a Palavra de Deus para Nínive e para o império assírio. E a Palavra de Deus nunca volta vazia, ela sempre realiza seu trabalho!
   Jonas continuou percorrendo aquela grande cidade proclamando a simples mensagem de arrependimento e o resultado foi sem paralelos em toda a história humana! A Palavra de Deus diz que do maior (o rei) até o menor, os ninivitas creram na mensagem pregada por Jonas, arrependeram-se da sua impiedade e humilharam-se diante de Deus! Por causa do arrependimento genuíno deles, Deus reteve sua mão de julgamento.
  Mesmo nas mãos de um indivíduo relutante e sem entusiasmo, a mensagem de Deus alcançou o resultado desejado.
  Mesmo que os nossos planos e projetos limitadíssimos  falhem, os Deus são infalíveis. O que Deus quer fazer, Ele faz e ninguém pode lhe deter.
(Jonas 4:1-11)

1 Mas desgostou-se Jonas extremamente disso, e ficou todo ressentido.2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.4 E disse o SENHOR: É razoável essa tua ira?5 Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da mesma, e ali fez uma cabana, e repousou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.

6 Então, fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de livrá-lo do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7 Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
8 Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol feriu a cabeça de Jonas, de maneira que desmaiou, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
9 Então, perguntou Deus a Jonas: É acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira? E ele disse: É justo que me enfade a ponto de desejar a morte.
10 Tornou o SENHOR: Tens compaixão da aboboreira que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu;
11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? 
   Jonas fora de Nínive, olhando para a cidade e achando que aquela demonstração de conversão fosse apenas fingimento da parte dos ninivitas. Pensa: Talvez Deus descubra que eles estão apenas fingindo e os destrua. Apesar de ter testemunhado um tremendo milagre, a raiva de Jonas por aquele povo continuava a ofuscar qualquer vestígio de compaixão. Agora que seus piores temores se concretizaram e Deus realmente poupara aquele povo, Jonas fica com raiva!
   Deus mostra a grandeza da sua graça para um povo que não merecia sua misericórdia. Mas que foi perdoado porque se arrependeu e humilhou-se diante da palavra de Deus.
   Jonas amava mais as coisas do que as pessoas de Nínive. Conseguia chorar e se sensibilizar por causa de uma planta, por outro lado, nutria ódio pelas pessoas de Nínive.
   Quantos hoje não são como Jonas. Quantas vezes os nossos preconceitos nos impedem de sermos úteis a Deus. Quantas vezes os nossos preconceitos sufocam o amor às pessoas; aniquila nossa compaixão; obscurece nossa visão; seca as fontes da nossa espiritualidade e empobrece nossa mensagem. Jonas é um retrato de muitos hoje em dia. Hoje nossa aboboreira pode ser um carro, a casa, móveis, nosso conforto, etc. Deus nós chamou para pregar o evangélio.

  RUÍNAS DO PORTÃO

  DE ENTRADA DA

  CIDADE DE NÍNIVE 

  CAPITAL DO IMPÉRIO

  ASSÍRIO.

 

 

  RUÍNAS DA CIDADE DE

  NÍNIVE CAPITAL DO

  IMPÉRIO ASSÍRIO.

 

 

  RUÍNAS DA FORTIFICA-

  ÇÃO DA CIDADE DE

  NÍNIVE.