VOCÊ É MAIS DO QUE VENCEDOR COM CRISTO JESUS!

 

(Gênesis 1:27-28)

"27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoaram, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."

Ao criar o primeiro homem e a primeira mulher, Deus começou o que não podíamos começar. mas, cabe a nós dar continuidade a ordem expressa por Deus: "Crescei e multiplicai-vos". Além da questão reprodutiva, presente na palavra de Deus, podemos perceber ali princípios permanentes que podem ser aplicados em diversas áreas da nossa vida. Deus determinou um objetivo, uma missão: encher a terra, mas, antes disso, deu a sua bênção, que INCLUÍA O POTENCIAL necessário para que o homem pudesse concretizar a vontade divina. Entretanto, se essa capacidade, esse poder, deixasse de ser usado, Adão e Eva ficariam, no mesmo lugar, para sempre.

Muitas vezes, assumimos o papel de observadores, querendo que Deus faça tudo, quando, de fato, o que falta é a nossa parte. Queremos que ele visite os hospitais e os presídios, quando nós é que deveríamos visitar. Queremos a conversão das almas, mas deixamos de evangelizar. Algumas bênçãos que pedimos não são dadas porque elas devem ser fruto do nosso próprio trabalho.

Mesmo que o pecado não acontecesse, o homem precisaria sair do jardim um dia. Ele não seria expulso, nem teria o caminho de volta bloqueado, mas seria necessária sua ida a outros lugares. Afinal, sua autoridade era sobre toda a terra; como está escrito em (Gênesis 1:28)"..., e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." e não apenas sobre o Éden.

O jardim era um lugar de delícias, com todo suprimento, conforto e felicidade. Contudo, havia muito mais a se fazer para que o objetivo fosse cumprido. Qual é o seu paraíso? Muitas pessoas permanecem definitivamente na casa dos pais, na cidade natal, etc. Talvez seja necessário sair do jardim, no tempo certo, sob a direção de Deus, para alcançar o mundo. É preciso coragem para sair da zona de conforto, enfrentando novos desafios e dificuldades. Existe um grande potencial em cada um de nós que precisa ser utilizado. Não podemos desperdiçá-lo.

A ordem divina, que lemos em (Gênesis 1:28), expressa também o limite da autoridade humana. Deus não nos deu o domínio do universo, mas da Terra. No entanto, nós estabelecemos limites muito mais restritos para a nossa ação. Foi o que aconteceu com a descendência de Noé que decidiu se fixar Sinar, uma planície, onde construiam uma torre, Babel e Deus os dispersou por toda a face da Terra, confundindo sua língua. Com isso o processo de conquista da terra continuou (Gênesis 11:8-9). Queremos morar no vale, mas Deus quer que subamos às montanhas, quer conquistemos outros lugares. Podemos ir além de onde fomos e fazer muito mais do que já fizemos, porque existe em nós um potencial maior do que possamos imaginar.

 A proposta bíblica para nós é: PLENITUDE que é narrada em:

(Colossenses 2:2-5)

"2  Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da PLENITUDE DA INTELIGÊNCIA, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,

3  Em quem estão ESCONDIDOS TODOS OS TESOUROS DA SABEDORIA E DA CIÊNCIA.

4  E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

5  Porque, AINDA QUE ESTEJA AUSENTE QUANTO AO CORPO, contudo, em ESPÍRITO ESTOU CONVOSCO, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo."

VOCÊ TEM O ESPÍRITO SANTO DE DEUS COM CONTIGO, VOCÊ TEM VALOR, O ESPÍRITO SANTO DE DEUS SE MOVE EM VOCÊ. VOCÊ NÃO VIVE POR VISTA E SIM POR FÉ, NÃO SENDO MAIS CARNAL E SIM ESPIRITUAL.  NÃO PODEMOS NOS CONTENTAR COM POUCO PORQUE DEUS NOS DEU O MUITO E QUE TUDO POSSA SER FEITO PARA A GLÓRIA DE DEUS ATRAVÉS DE NÓS.

Ao vermos uma lagarta, podemos sentir nojo. Não a valorizamos nem desejamos tocá-la. Mas ela tem dentro de si o potencial para se tornar uma linda borboleta. É quando ela atinge sua plenitude.

Uma pequena semente pode ser até desprezível, mas tem dentro de si a capacidade para se tornar uma grande árvore e produzir muitos frutos. É quando ela atinge sua plenitude.

O barro espalhado pelo chão é sinônimo de sujeira, mas, nas mãos do oleiro, pode se tornar uma obra de arte caríssima. Você está nas mãos do oleiro que é Deus sendo transformado para a glória Dele.

Cada um de nós deve se conscientizar da capacidade que Deus nos deu. Precisamos vislumbrar o que ainda podemos ser e fazer. Precisamos sê-lo, enquanto é tempo.

Basta olharmos para as grandes realizações da humanidade para termos uma idéia do espantoso potencial do ser humano. Sua inteligência e criatividade sempre superam suas próprias expectativas. Entretanto, é relativamente pequeno o número de pessoas que exploram a fundo suas capacidades. A esmagadora maioria vive como a larva que nunca voou. Lagarta e borboleta não são espécies distintas, assim como os grandes homens da história ou os heróis da bíblia não são diferentes de nós em termos de capacidade mental, como é narrado em:

 

 (Tiago 5:17)"17  Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra."

 

 O que acontece é que ele foi além de seus limites aparentes, exercitando sua fé em plenitude, enquanto a maioria de nós permanece neutralizada pelas situações da vida.

Sob o aspecto natural, cada pessoa pode fazer muito mais do que já fez. Precisa acreditar nisso e agir, investindo em si mesmo, trabalhando e crescendo, pois temos a bênção de Deus sobre nós.

Se o homem natural pode fazer tanto, o que dizer do espiritual? Se o potencial humano já é imenso, o que acontecerá se for incrementado pelo potencial divino? Esta é a possibilidade apresentada pelo cristianismo. Deus deseja se manifestar através dos homens. Ele não precisa disso, mas quis nos dar esta honra. Seria como juntar pólvora e fogo. O resultado é uma explosão. No reino de Deus, não podemos fazer nada sem ele, mas, se tivermos a ação do seu Espírito em nós, não haverá limites para as nossas realizações. Deus é "poderoso para fazer tudo, muito mais, abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Efésios 3:20).

Na disputa com os profetas de Baal (I Reis 18), Elias construiu um altar e colocou sobre ele o sacrifício. Depois, Deus enviou fogo do céu para consumir o holocausto. Se quisermos fogo divino, precisamos construir o altar. Se queremos ver o morto ressuscitar, temos que remover a pedra que está na entrada do sepulcro (João 11:39-40). Existe muito que podemos fazer na busca ao Senhor. Ele responderá com poder. O potencial divino trabalha neste mundo junto com o potencial humano. Às vezes, queremos que Deus construa o altar. Ajoelhamos, oramos e esperamos. Queremos ver as pedras saindo do lugar, quando nós é que deveríamos movê-las.

Se tivermos forças para caminhar, não podemos ficar parados. Em qualquer área da nossa vida, o caminho para a excelência é muito longo, mas precisamos dar o próximo passo, sem demora. O tempo passa rapidamente. Um dia, olharemos para trás e faremos um balanço da nossa vida. Quais são os meus frutos? O tempo é agora. Que possamos agir utilizando o potencial que Deus nos deu.