A Fé

    (Hebreus 11:1-6)

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

    A fé é certeza daquilo que não se vê, é uma habilidade do espírito. O nosso corpo e a nossa mente estão muito dependentes do que podemos ver e sentir. Mas o espírito depende da fé. Assim, o cristão deve viver pela fé e não pela vista.

Como está escrito em: (II Coríntios 5:7)

7 (Porque andamos por fé, e não por vista).

      O que Deus disse pode até não combinar com a realidade visível. Porém, o que ele falou é verdade. Por isso é que não dependemos de imagens de escultura para estimular nossa comunhão com Deus. As imagens atendem ao que o corpo quer ver.

      (Hebreus 11:24-31), narra alguns episódios de fé.

24  Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25  Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

26  Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

27  Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

28  Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

29  Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

30  Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

31  Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

     A confiança é um estado avançado da fé. Confiar é se entregar pela fé. Crer é importante, mas precisamos alcançar o nível de confiar no Senhor.

     Como em: (Salmo 37:5)

5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

      Meus queridos, crer em Deus até o Diabo crê.

      Como é narrado em: (Tiago 2:19)

19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

 

     Ilustração:

     Um homem esticou um cabo de aço sobre as cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos. Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou. A multidão, extasiada, aplaudiu. Aproximando-se de uma velha que estava no meio do povo, aquele homem perguntou: "A senhora acredita que eu consiga atravessar novamente?" "É claro!" - respondeu a mulher entusiasmada. "Eu conseguiria atravessar levando um carrinho de mão?" "Tenho certeza que sim!" (Observe que a mulher acreditava). "A senhora acredita que eu poderia levar uma pessoa dentro desse carrinho?" "É claro que eu acredito!" - insistia a mulher.   "Então", disse o homem, "a senhora poderia, por favor, entrar no carrinho?" "De jeito nenhum. O senhor está louco????"

    A mulher cria, mas não confiava. Assim, não basta acreditar que Deus existe. Isso é um bom começo. Porém, é necessário o compromisso com ele e a entrega da vida em suas mãos. A fé precisa se mostrada através das obras.

   Como está escrito em: (Tiago 2.15-17)

15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

16  E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

17  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

   Não dependemos de obras para sermos salvos, mas a nossa fé, se existir, vai produzir obras. Isso não é apenas caridade, mas todo tipo de ação justa é positiva. A base da fé é a palavra de Deus.

Em quê nós vamos crer? Já que a fé é a certeza do que não vemos, então poderíamos acreditar em qualquer coisa, mesmo que ela não existisse. Todavia, a fé do cristão está baseada em um sólido fundamento: a palavra de Deus. Se Deus disse algo, então podemos confiar totalmente. Por isso a bíblia é a nossa regra de fé e prática.  Existe muita gente por aí tentando exercer fé sobre algo que Deus não disse. Eu posso crer que Deus vai me dar condições para comprar uma grande empresa? Só poderei acreditar nisso se ele tiver me PROMETIDO isso clara e especificamente.

    Examine: (Mateus 14:28)

28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

29  E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

30  Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

   Pedro desceu do barco para andar sobre as águas porque Jesus disse: VEM. E Pedro andou sobre as águas, mas não confiou totalmente, teve medo.  Os outros discípulos não poderiam descer pois não foram chamados. Então, nossa fé deve ser fundamentada na Palavra de Deus, só dessa forma produzirá efeito.

      Em outra passagem: (Lucas 5:4-7),

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

      Os discípulos estão tentando pescar e já havia passado toda noite e nada pescaram. Então Jesus manda que eles lancem as redes novamente. Pedro disse: "Sobre a tua palavra lançaremos as redes." Isso é AÇÃO baseada numa FÉ fundamentada na PALAVRA de Jesus. A fé deve produzir ação. O resultado é o FRUTO.

    A nossa capacidade de crer e a medida da nossa fé é algo que Deus nos dá.

    Como está escrito em:  (Romanos 12:3)

3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

    O que fazemos com a fé que Deus nos deu? Podemos usá-la, fazendo-a crescer ou podemos perdê-la. Podemos comparar isso à parábola dos talentos. Quem usa, ganha mais, quem não usa perde.                           

    Conforme: (Mateus 25:14-15)

14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

      E assim mesmo é em: (Lucas 17:5-6)

5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

     Paulo manteve sua fé até o fim, (II Timóteo 4:7), 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Outros, porém, a perdem. Nossa fé aumenta na medida em que conhecemos a bíblia, (Romanos 10: 17) 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus., e também na medida em que exercitamos nossa fé. Isto é semelhante ao que ocorre com os músculos daqueles que fazem exercícios físicos. Se não usarmos nossos músculos eles se atrofiarão. Exercitamos a fé quando oramos e quando agimos de acordo com aquilo que cremos e nos foi prometido por Deus. O resultado ou a resposta irão aumentar a nossa fé.  

     O objetivo principal da fé é a salvação.

     Como está escrito em: (Efésios 2:8-9)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

     E também em: (I Pedro 2:9)

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    Usamos a fé para alcançar todo tipo de bênção. Porém, seu objetivo maior é a nossa salvação. Precisamos tomar cuidado para não desvirtuarmos o uso da fé como se a mesma existisse simplesmente para atender aos nossos desejos e necessidades temporais.