"A TUA FÉ TE SALVOU"

    (Lucas 7:36-50) 

36  E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.

37  E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;

38  E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.

39  Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

40  E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

41  Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.

42  E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

43  E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

44  E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.

45  Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

46  Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.

47  Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

48  E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

49  E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?

50  E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

 

   Trata-se aqui de um episódio particular narrado em Lucas, que não deve ser confundido com outra cena semelhante, ocorrida mais tarde, na Páscoa do ano seguinte, na casa de Simão, o leproso, em Betânia. Maria de Betânia, irmã de Marta, executou um gesto semelhante.

 ( Mateus 26:6-7)

E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,

Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.

  Não é possível identificar-se Maria de Betânia com a "pecadora" do episódio narrado em Lucas  anteriormente.

  Nem pode confundir-se com Maria, chamada Madalena.

   Narrado em: (Lucas  8:2-3)

2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

      O fato de ter sido libertada de sete obsessores não significa que fosse “a pecadora”.

    O fariseu, também chamado Simão, nome comuníssimo entre os israelitas da época, convida Jesus para um jantar em sua casa. Jesus costuma aceitar esses convites.

    Talvez “a pecadora”  fosse uma meretriz, mas os argumento são fracos para atribuir esse procedimento a esta criatura em particular. Dizem os comentadores que, se fora meretriz, não  na teriam deixada entrar na casa de Simão; mas isso dependeria do nível social em que ela agisse. Todavia, a desenvoltura de seu modo de proceder e de seu gesto, sem acanhamento, e mais ainda a intensidade de seu amor, parecem revelar uma criatura carinhosa e livre de preconceitos, coisas típicas dessas pessoas.

Inclusive o fato viria confirmar a afirmativa categórica de Jesus:

(Mateus 21:31)

“... Em verdade vos digo que as meretrizes e os cobradores de impostos conseguirão o reino dos céus antes de vós" fariseus e doutores da lei.

   O certo é que aquela "pecadora" prostrou-se ao chão a chorar, agarrada aos pés de Jesus. Como os visse molhados por suas lágrimas, os enxugavam carinhosamente com seus cabelos, ao mesmo tempo em que os beijava com ardor. A seguir ungiu-os com o perfume que trouxera.

   A cena chamava atenção do fariseu, além de profundamente carinhosa, choca o fariseu puritano, que tirou logo suas deduções desfavoráveis à sensibilidade de Jesus. O fariseu pensava consigo, talvez ele se recorde de que os antigos profetas percebiam o grau de moralidade das pessoas pela simples aproximação, mas Jesus prova-lhe que o seu julgamento foi precipitado e propõe-lhe a parábola dos dois devedores que não tem como pagar o que deviam. A quem o credor perdoa, a um 500 dinheiros, a outro 50 dinheiros.  Indaga, então, o Mestre qual dos dois amará mais o antigo credor. Simão não quer comprometer-se e introduz sua resposta com um "tenho para mim". Jesus aprova plenamente a interpretação da parábola feita pelo fariseu. E, quebrando sua anterior indiferença, aponta a mulher e salienta a diferença entre o tratamento que dele recebeu, com austeridade e frieza, e o amor esfuziante e desinibido da mulher que publicamente lhe manifesta seu sentimento de amor, humildade, arrependimento e veneração. É dessa forma que devemos nos colocar diante de Jesus Cristo nosso salvador quando pedimos seu perdão. Devemos também manifestar publicamente o nosso amor esfuziante pelo filho de Deus  que deu sua vida na cruz do calvário para nos purificar dos nossos pecados.

Como é narrado em: (ISAÍAS 53:5)

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.      

   Depois vem a declaração: " A tua fé te salvou; vai-te em paz ". Jesus perdoou os teus pecados! Não importa se você era uma meretriz ou um presidiário, o que importa é que você se arrependeu dos seus pecados e reconhece que Jesus Cristo é o filho de Deus e o único que perdoa os seus pecados. Agora, vai em paz e alicerce sua vida na palavra e no amor a Deus. Continue sua caminhada com um jugo suave e um fardo leve.

    Porque está escrito em: (MATEUS 11:28-30)

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.    

   A dívida de dinheiro foi perdoada pelo credor isto é, foi anulada, declarada nula, sem que nada tivesse sido feito pelo devedor para merecer esse perdão: foi uma consideração relacionada a virtude benevolente do credor a favor daqueles que não podiam pagar o que deviam ao seu credor.

   Exatamente nesse sentido é que Jesus declara enfaticamente que o AMOR é uma das maneiras, talvez a melhor, de conseguir o resgate dos erros do passado. E quanto maior nosso amor por Deus, maior é o resgate que Ele faz em nossas vidas; mas quando o resgate é pequeno, significa que esse amor também o é.

   Como o Apostolo Paulo escreve a Timóteo: ( I TIMÓTEO 1:5)

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

   Daí vem a absolvição; e é quando, pela primeira vez, se dirige diretamente àquela mulher, confirmando  suas ações de amor com a declaração " Os teus pecados te são perdoados ". E Jesus, sem dar importância ao murmúrio que se levanta da parte dos que estão ali, mais uma vez se dirige a ela e diz: "tua fé te salvou", acrescentando o “el shalom”, "vai em paz".   

   O mundo age desta forma, ele olha para nós, nos julga e nos condena. Não importa o quanto procuremos ser bons ou quantas mudanças possam ocorrer em nossas vidas. O seu erro é imperdoável. O mundo não tem misericórdia de você!     

   Simão era fariseu. Era seguidor do farisiano, uma das três seitas mais importantes dos judeus. Simão estava cheio de vanglória e insolência.

   Assim também era a oração de um fariseu, narrado em: (LUCAS 18:11-14)

11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus,  graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

12  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

13  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

14  Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado

   Mais vale, meu irmão e minha irmã, um pecador arrependido do que um justo orgulhoso.
   O fariseu era um “falso justo”
(Lucas 18:9). O publicano se tornou justo de fato, pois foi “justificado” por Deus.
   Deus está pronto a perdoar. E nós? Estamos prontos para reconhecer o pecado e pedir perdão?
   Jesus é o observador onipresente. Ele vê quem está no templo, o que está fazendo, sua intenção, seu caráter, etc. 
   O publicano voltou para casa justificado. O fariseu voltou da mesma forma como foi, embora estivesse satisfeito por ter cumprido sua obrigação religiosa.

   E você, com voltará para casa hoje?

   Há muitos como Simão, fariseu, pelo mudo e até dentro das igrejas. Sem lugar para Jesus Cristo em seu coração, pois é carregado de preconceitos, ainda que rotulados de cristão, não tem misericórdia.

    Examine: (ROMANOS 3:23-24)           

23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

    Deus te resgatou e quer usar você, de forma plena, com poder e autoridade. Basta você querer e se dispor. Saiba que Deus não chama os capacitados, mas Ele capacita os chamados com a unção do Espírito Santo. Àquele que diz sim ao chamado de Deus, Ele Capacita, Ele Supre, Ele respalda e Ele envia. Não tenha medo do amanhã, mas, confie em Deus.
     O Senhor te chama Hoje para fazer parte da grande comissão daqueles que levam o evangelho de Cristo. Chega de estar na igreja apenas ouvindo a palavra, recebendo das bênçãos de Deus e não fazendo nada para o Senhor. Quantos bebem abundantemente da água da vida que é Cristo e não oferecem nem um gole sequer àqueles que estão morrendo de sede à sua volta. Você não foi chamado apenas para ser diferente, mas para fazer diferença!
      Deus quer te usar!

     Deixe Deus te usar!

 Queira ser usado por Deus!